Maria das Graças Gomes Neves

Nasceu em Rio Casca, interior de Minas Gerais. Pianista, escritora e poetisa. Exerceu por três períodos (1978 – 1980), (1980 – 1982), (1999 – 2001) a presidência da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, entidade que, juntamente com o Prof. Ney Costa e Dr. Antônio de Carvalho, idealizou e fundou.

 Viveu uma infância feliz na Fazenda da Estrela, propriedade de seus pais, Amazíldes de Azevedo Gomes e Antonio de Wenceslau Gomes de Vigo. É a penúltima de uma família de treze filhos.

               Fez estudos no Colégio Santa Maria, em São João de Meriti, diplomando-se em Professora. Desde menina dedicou-se ao estudo de piano, instrumento que lecionou de 1962 a 1997, tendo feito seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Fez curso de interpretação com o pianista Jacques Klein. Realizou inúmeros recitais de piano com seus alunos de 1964 a1990. Possui composições para piano, como “Dança Húngara”, “Cantiga ao Luar”, “Brincando de Soldadinho”.

        Autora dos livros: “Poesia Opus 18”, “Presto e Adágio” (Crônicas) e “Estampas” (crônicas).

               Membro Acadêmico da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (fundadora); da Academia Eldoradense de Letras e da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras; Membro da International Academy of Letters (Londres); Membro Correspondente da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro e Membro Honorário da Academia Nacional Maçônica de Letras.

               Em 21 de Agosto de 1999 recebeu da Câmara Municipal de São João de Meriti o título honorifico de Cidadã Meritiense, Projeto de autoria do Exmo. Sr. Vereador José Gildo Gonzaga

                  No ano de 2008 publicou "Assim Estava Escrito" (Poemas). Em 2009, "Pelos Caminhos de Nossas Vidas" (Romance), e em 2010, "Antes que Chegue o Silêncio" (Romance).

Reside ainda no centro de São João de Meriti e continua produzindo seus Romances, contos e poesias.